S O B R E - Maria Duarte



Inventar é arriscar, entender o novo e permitir experimentar, e é nesse cenário que a Maria Duarte Joalheria Contemporânea constrói os elos para uma nova visão da joalheria. Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco, Maria Duarte teve uma experiência de um ano no Canadá estudando design de joias na universidade NSCAD, quando se encantou pelo universo das joias.
Em julho de 2016, a designer deu início a sua marca de joias contemporâneas e artesanais lançando a coleção
INVENTO. Com um foco mais conceitual, Maria Duarte se inspirou nas obras da artista plástica Lygia Clark para a concepção das peças. Todo o processo de composição da joia passando pela criação de conceitos, rabiscos de ideias e a própria produção das peças é feito pela designer artesanalmente.
Na joalheria, a manifestação contemporânea surge como uma tendência que abre espaço para a experimentação de diferentes materiais, técnicas, para a criação livre, efetiva e sem preconceitos de produtos inovadores. Nas peças dessa primeira coleção, o principal material utilizado é a prata muitas vezes associados a outros materiais não convencionais como espelho, linhas e imãs. Os pilares da marca fundamentam-se na
multiplicidade de ideias, experimentação de materiais e complexidade de formas.